Professor poeta dá aula virtual de cordel para alunos mineiros
O professor e poeta cordelista Raniery Abrantes, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, ministrou aula sobre cordel brasileiro para alunos do Colégio Marista de Varginhas, Minhas Gerais, nesta segunda-feira (04).
Conforme Raniery, foi uma oportunidade de apresentar esse gênero para jovens de Minas Gerais, que tiveram a chance de trabalhar a poesia de cordel em sala de aula, estimulando a oralidade, a criatividade e a reflexão, também conhecendo as técnicas básicas do cordel. “Trabalhar com cordel em sala de aula é sempre uma ação lúdica, e como poeta cordelista, foi grande minha satisfação em apresentar nossa literatura de cordel para a juventude que tem pouco conhecimento desta manifestação cultural nordestina”, acrescentou.
Em Minas Gerais, despontam dois grandes nomes representantes da literatura de cordel: Olegário Alfredo, de 60 anos, e Adir Rievrs, de 43, ambos da cidade de Teófilo Otoni, no vale do Mucuri. Eles ajudam a propagar no Estado essa arte que é forte, sobretudo, nos estados do Nordeste.