Escola de João Pessoa abre cordelteca e homenageia Bento Júnior
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Barroso, localizada no bairro Cruz das Armas, em João Pessoa, vai inaugurar uma cordelteca que terá o nome do professor e cordelista Bento Júnior. A Cordelteca visa resgatar e valorizar a literatura de cordel, reunindo a comunidade escolar na produção e leitura desses materiais. O espaço pretende ainda catalogar, indexar, e divulgar os folhetos de cordéis, que são frágeis nas suas características físicas, objetivando assim a sua preservação.
Para Bento Júnior, a homenagem é fruto de sua dedicação à valorização do cordel brasileiro. Autor de dezenas de títulos de cordel, Bento Júnior é sócio efetivo da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. “Para mim é uma honra representar a nossa Academia no trabalho que realizamos nas escolas, visando a difusão deste gênero literário nordestino”, disse ele.
Bento Júnior também atua no teatro e no radialismo, fazendo parte do grupo Circo sem Pano e ancorando o programa radiofônico “Alô comunidade”, na Rádio Tabajara da Paraíba AM.