Academia empossa jovens poetas do cordel brasileiro
Na noite de terça última, 31 de janeiro, às 18h30 horas, foi realizada no palco do Salão do Artesanato Paraibano a solenidade de entrega de diplomas de três cordelistas para integrar o quadro de associados mirins da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. A acadêmica Beth Baltar entregou o diploma à poeta itabaianense Cláudia Teixeira de Sousa Guedes, e o professor Manoel Belisário recebeu e empossou os poetas estudantes Felipe Emmanuel Pereira e Nathanael Ponciano da Silva. Os padrinhos desses poetas iniciantes serão responsáveis para fomentar e formar na leitura e feitura do cordel brasileiro os seus pupilos.
A atividade contou com a participação de Manoel Belisário, Annecy Venâncio e Claudete Gomes à frente dos trabalhos, prosseguindo com o Sarau da Palavra em sua última edição neste ano no Salão do Artesanato Paraibano, que teve ainda as presenças de diversos poetas declamadores e as cantoras Patrícia Cunha, PS Carvalho e Lívia Figueiredo.
Para o presidente da Academia, cordelista Fábio Mozart, “ao receber jovens talentosos cultores da poesia de cordel, a entidade atinge um dos seus objetivos que é difundir o cordel brasileiro para as novas gerações. A ACVPB é a única entidade do gênero no Brasil a acolher jovens menores de 18 anos em um anexo, para acompanhar a formação desses poetas e encaminhar para preenchimento de futuras vagas de cadeiras de sócios efetivos. “Ao abrir nossas portas à juventude, nós, os acadêmicos, reconhecemos que tomamos uma decisão arrojada e vanguardista”, concluiu Mozart. Serão empossados brevemente os poetas mirins Carlos Samuel Regis Cavalcanti, Clécio Ricardo de Oliveira Fernandes, Yago Antonio da Silva Nascimento e Walter da Silva Sales, este ultimo da cidade de Areia.
A Academia de Cordel do Vale do Paraíba esteve presente no Salão com um stand de vendas de folhetos, sob a coordenação de Robson Jampa e supervisão de Bento Junior.