Merlanio Maia concede entrevista na TV e divulga Feira de Cordel
O poeta e ativista cultural Merlanio Maia concedeu uma entrevista ao programa Tambaú Debate, com o jornalista e apresentador Josival Pereira da TV Tambaú, de João Pessoa, nesta sexta-feira (19). Na ocasião, Merlanio falou sobre diversos temas ligados à cultura popular, entre eles o projeto para fundação de um museu do cordel em João Pessoa e a feira do cordel, a ser inaugurada em 26 de maio, na Feirinha de artesanato de Tambaú, na capital paraibana, projeto que é fruto de parceria da Academia de Cordel do Vale do Paraíba e a Prefeitura de João Pessoa, através da Funjope.
A entrevista foi conduzida por Josival Pereira, um dos jornalistas mais conceituados da Paraíba, extremamente profissional, segundo avaliação do também jornalista e coordenador do Núcleo de Comunicação da Academia, Dalmo Oliveira. Merlanio Maia falou sobre a importância da preservação da cultura paraibana, no caso a literatura de cordel que nasceu praticamente no Estado e atualmente é Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
Questionado acerca da feira permanente de cordel, programada para acontecer todos os finais de semana, Merlanio acentuou que serão mais de cem cordelistas, gravuristas e repentistas envolvidos, expondo seus trabalhos e declamando poemas nas tardes e noites da capital paraibana, em frente ao famoso Hotel Tambaú na praia do mesmo nome. Conforme Merlanio, “naquele espaço cultural estaremos fazendo lançamento de cordéis e livros, movimentando a cultura da poesia de forma permanente, com uma função importante na difusão da cultura paraibana e nordestina”. Para ele, os ganhos serão imensos no setor do turismo, para a economia do Estado e do Município, pois atrairá mais turismo, possibilitará a geração de renda para os profissionais ligados ao cordel, alavancando a economia direta e indireta na cidade.