Academia lança nova edição da Feira de Cordel na festa da padroeira de João Pessoa
A capital da Paraíba terá a segunda edição da Feira de Cordel, evento promovido pela Academia de Cordel do Vale do Paraíba que será realizado de 27 a 30 de julho e de 03 a 05 de agosto, durante a festa de Nossa Senhora das Neves, na Lagoa Solon de Lucena, centro de João Pessoa. Apoiada pela Funjope, a Feira de Cordel apresentará trabalhos dos cordelistas da Academia e recitação, além de números musicais. O multiartista Merlanio Maia é o coordenador do evento, juntamente com Claudete Gomes, vice-presidente da ACVPB. “Esperamos ter uma programação diversificada, com as presenças dos confrades e confreiras da Academia, onde oferecemos oportunidade de divulgação e venda dos folhetos e livros dos autores associados para um público volumoso que irá prestigiar o aniversário da cidade e a celebração da Santa padroeira”, disse Merlanio.
Na primeira edição do projeto, na Feirinha de Artesanato de Tambaú, o evento foi considerado exitoso, com venda de livros, exposições, recitais de cordel, apresentações literárias e musicais. Cordelistas que já garantiram presença: o folhetista Robson Jampa, a atriz e poeta Claudete Gomes, o cantor, compositor e poeta Arnaldo Leite e o ator, professor e cordelista Bento Júnior.
Para Fábio Mozart, Presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, a data é significativa, pois, no dia 1º de agosto é comemorado o Dia do Poeta da Literatura de Cordel, gênero literário popular que tem fortes raízes na Paraíba. “A Feira é adequada para celebrar nosso dia, dentro de um evento que objetiva promover e valorizar essa cultura”, disse ele.
Quem for à feira vai poder conhecer de perto o trabalho da cordelista Claudete Gomes. Autora de cerca de 20 trabalhos em cordel, Claudete disse que ainda nos dias atuais a participação de mulheres neste segmento é muito pequena. Ela lembrou que a cultura do cordel é genuinamente paraibana, já que os “pais do cordel”, Leandro Gomes de Barros e Maria Batista das Neves Pimentel, são paraibanos.