TIAGO MONTEIRO
Tiago Monteiro Pereira nasceu em Pocinhos-PB, no dia 25 de janeiro de 1984.
O poeta cordelista veio de uma família de músicos e estando nesse ambiente artístico, herdou o gosto pela arte. Desde cedo se interessou pela poesia.
Tiago Monteiro como é mais conhecido, tem 11 títulos de cordel publicados, dentre eles “Minha Jumenta Filó”, “Obras de Misericórdia em versos de cordel” e “Coleta Seletiva em Cordel”, além disso tem participação em várias coletâneas poéticas. É membro do Coletivo Cordel Paraíba, grupo de poetas que trabalha o cordel de forma empreendedora, também é membro da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, ocupando a cadeira que tem Pinto do Monteiro como patrono.
Em 2016 Tiago Monteiro teve o poema “Lição para a vida”, de sua autoria, selecionado pelo “Prêmio Poetize 2017 – Concurso Nacional de Novos Poetas”, promovido pela editora Vivara. Concorriam 2.942 poemas de todo o país e apenas 250 foram selecionados para compor o livro “Concurso Nacional Novos Poetas, Prêmio Poetize 2017”, lançado em fevereiro de 2017. Ele também é o idealizador do projeto “Recita Pocinhos – Festival de Poesia de Pocinhos-PB” e participa de eventos literários e culturais declamando seus trabalhos, a exemplo da Feira do Cordel Brasileiro, de Fortaleza, e da Flibo – Festa Literária de Boqueirão. Tiago também ministra oficinas de cordel em escolas da Paraíba.
Além de cordelista Tiago Monteiro é apresentador dos programas “Nordeste em Cantoria”, programa que que reúne o cordel e a cantoria com o objetivo de enaltecer a cultura nordestina, na Rádio Pocinhos FM, do programa “Cariri em Verso e Prosa”, na TV Web Boqueirão e participa do programa Danado de Bom, semanalmente, na Panorâmica FM.