Oficinas de artes da Caravana do Cordel Brasileiro formam mais de uma centena de jovens
O projeto Caravana do Cordel Brasileiro já visitou as cidades de Itabaiana, Juripiranga e Solânea, levando oficinas de xilogravura e cordel, garantindo o acesso à experiência cultural e artística para cerca de cem adolescentes e jovens das redes de ensino desses municípios na primeira etapa.
Cabe aos professores Claudete Gomes, Merlanio Maia, Bento Júnior, Josafá de Orós e Leonardo Leal construir as metodologias formativas e realizar os encontros de formação. As oficinas exploram as linguagens da palavra com literatura de cordel, e artes visuais, com ênfase na técnica da xilogravura. Além disso, trabalham aspectos de autoria, identidade, valorização do potencial criativo e elevação da autoestima dos jovens e contribuem para o reconhecimento da cultura regional.
Para o professor Bento Júnior, as artes, em sua dimensão social, possibilitam reflexões e experiências socializadoras e compartilháveis, preparando o adolescente para uma relação criativa com o mundo, ampliando sua consciência acerca de suas potencialidades e de suas possibilidades de atuação sobre o meio, estimulando a reflexão de valores, atitudes e comportamentos.