NOTÍCIAS

Cordelistas fazem recital e distribuem folhetos em feira livre

Artistas da Academia de Cordel do Vale do Paraíba realizaram uma performance poética na feira livre de Bananeiras nesta sexta-feira, dia 3 de maio, com Cristine Nobre, Dalmo Oliveira, Fábio Mozart, Gilberto Baraúna e Verônica Avelino, com distribuição gratuita do folheto Cordel para Bananeiras. Noutro canto da cidade, ocorreram oficinas de xilogravura com Josafá de Orós e de escrita cordelística com Marconi Araújo.

O Presidente da Academia Bananeirense de Letras e artes e Diretor Executivo de Cultura do município, Joilson Custódio, esteve acompanhando a atividade do início ao fim. Os feirantes e os frequentadores da feira aceitaram muito bem a intervenção.

“No meu tempo as pessoas gostavam muito dos folhetos de Cordel que eram vendidos na feira livre de Bananeiras, e eu ainda hoje coleciono folhetos”, disse Manoel Paz, em entrevista para o vídeo do projeto. Os poetas da ACVPB homenagearam Ismael Freire, um cordelista de Bananeiras que nasceu há 100 anos. “Queremos estar aqui na feira de Bananeiras em julho para festejar o centenário desse grande poeta, repentista e xilogravurista bananeirense”, disse o poeta Gilberto Baraúna.

A ação fez parte do projeto Caravana do Cordel Brasileiro que leva a chancela da Lei Paulo Gustavo – Ministério da Cultura – Secult/PB, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Bananeiras e Academia Bananeirense de Letras e Artes.

Cristine Nobre e Verônica Avelino

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo