CARTA DE CENSURA
CARTA DE CENSURA
Academia do Cordel do Vale do Paraíba – ACVPB
A Diretoria da ACVPB
Assunto: Repúdio e censura ao vice-presidente Dalmo Oliveira da Silva por conduta incompatível com a dignidade da função
Senhor Dalmo Oliveira da Silva,
A Diretoria da Academia do Cordel do Vale do Paraíba – ACVPB vem, por meio desta, manifestar seu mais veemente repúdio e censura em relação à conduta por Vossa Senhoria demonstrada, a qual é incompatível com a dignidade e os valores éticos que devem reger o exercício do cargo de vice-presidente desta instituição.
Chegou ao conhecimento desta Diretoria a divulgação de um áudio no qual Vossa Senhoria profere palavras que, em primeira análise, denotam uma atitude extremamente desrespeitosa e machista, supostamente dirigidas a cordelistas integrantes desta Academia. Tais declarações são inaceitáveis e ferem os princípios de respeito, igualdade e diversidade que a ACVPB defende e promove.
A Diretoria repudia, de forma categórica, o conteúdo das falas veiculadas no referido áudio e informa que serão adotadas as medidas cabíveis, no âmbito institucional e legal, para responsabilizar o envolvido por tal conduta. Reafirmamos que as palavras proferidas por Vossa Senhoria em nada refletem o pensamento ou os valores desta Diretoria.
A ACVPB tem assumido, desde o início de sua gestão, um compromisso máximo com a dignidade das mulheres e com a promoção da igualdade de gênero. Temos atuado de forma proativa no combate a qualquer forma de discriminação, apoiando a diversidade e estudando instrumentos que garantam a paridade de gênero em nossa instituição.
Diante do exposto, a Diretoria da ACVPB reafirma seu compromisso com a ética, o respeito e a igualdade, e não tolerará qualquer conduta que viole esses princípios.
Atenciosamente,
Diretoria da Academia do Cordel do Vale do Paraíba – ACVPB
Merlanio Maia Barboza
Presidente
Bento Carvalho de Lima Filho
Secretário
Arnaldo Mendes Leite
Tesoureiro
12.03.2025