Academia de Cordel abre mais um ponto de troca de livros em Bananeiras
A Academia de Cordel do Vale do Paraíba e a Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, em parceria com a Secretaria de Cultura do Município de Bananeiras (PB), inauguraram ponto de troca de livros do projeto Biblioteca Viva, na recepção do Espaço Cultural Oscar de Castro, nesta segunda-feira (04). Com opções de todos os gêneros, exemplares podem ser trocados sem nenhuma burocracia.
O projeto de incentivo à leitura da Academia de Cordel e Sociedade Zé da Luz já funciona em João Pessoa, Solânea e Mari. O acervo é mantido por doações, contando com centenas de exemplares dos mais diversos gêneros: romance, textos teatrais, autoajuda, poesia e clássicos nacionais e internacionais. “Aqui as pessoas podem trocar livros já lidos”, informa Fábio Mozart, coordenador do projeto. Em Bananeiras, a exposição dos livros recebe o suporte da bibliotecária Hosana Martins, com total apoio do Secretário de Cultura do Município, Joilson Custódio. Idealizador do projeto, Mozart se diz apaixonado pelo mundo da literatura e deixou 10 exemplares do folheto “Cordel para Bananeiras”, de sua autoria, como brinde para os primeiros usuários da Biblioteca Livre em Bananeiras.
O projeto Biblioteca Livre pretende iniciar ainda este ano eventos que visam incrementar e abraçar a cultura local, com o propósito de expor as obras de autores da região e, também, promover lançamentos nos pontos de troca de livros. “Vamos desenvolver a ideia com o agente cultural e Secretário Joilson, no intuito de semear arte e conhecimento a partir dos livros”, afirmou Fábio Mozart.