Academia e Prefeitura de João Pessoa programam feira de cordel na orla marítima
A Prefeitura da capital da Paraíba, através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), fechou parceria com a Academia de Cordel do Vale do Paraíba para a realização da Feira de Cordel no busto de Tamandaré, na praia de Tambaú, nos dias 3, 4, 10, 11, 16, 18, 24, 25 e 31 de maio, das 16 às 21 horas. A feira tem como objetivo a divulgação da tradição da Literatura de Cordel no estado, destacando seus mestres e mestras por meio de exposição de suas obras e apresentação dos declamadores. A Feira de Cordel está na programação do Circuito Junino de João Pessoa.
Esta segunda edição do evento contará com a participação de Claudete Gomes, Merlanio Maia, Thiago Alves, Assis Freitas, Orlando Otávio, Robson Jampa, Chico Mulungu, Dalmo Oliveira, Mané Gostoso, Arnaldo Mendes, Bodão Ferreira, Pádua Gorrion, Sander Lee, Fábio Mozart, Felipe Emmanuel, Maria da Soledade, Porcina Furtado, Annecy Venâncio, Emanuel Oliveira, Raniery Abrantes, Jota Lima, Luis Felipe, Roberto Ferreira, Thiago Monteiro, Eduardo Nask, Claudinha Teixeira, Marconi Araújo, Dalva Mendonça, Manoel Belisario e Verônica Adelino.
A Literatura de Cordel foi registrada como Patrimônio Cultural do Brasil em 2018. As ações da Academia de Cordel do Vale do Paraíba buscam preservar este gênero literário genuinamente paraibano, dando visibilidade aos cordelistas modernos, com a mesma força da tradição original que, numa linguagem poética rígida e baseada na oralidade, aborda uma infinidade de temas do cotidiano e fatos históricos.