Academia elabora projetos de circulação para editais de fomento à cultura
Para mostrar a produção e dar dinâmica à divulgação dos cordelistas filiados, a Academia de Cordel do Vale do Paraíba elaborou vários projetos culturais de circulação que, se aprovados, viabilizarão cerca de doze meses de atividades em diversas cidades da Paraíba, envolvendo o quadro de associados.
No Edital da Lei Paulo Gustavo, tentamos viabilizar a captação de recursos para o projeto Caravana do Cordel Brasileiro, um projeto do coletivo da Academia de Cordel do Vale do Paraíba que busca fortalecer e difundir a qualidade e o talento dos artistas em torno da poesia popular em suas diversificadas expressões, incluindo cordelistas, repentistas, xilógrafos, músicos, pesquisadores e entusiastas do cordel brasileiro. Elaboramos ainda o projeto Cordel no cinema para o edital do Município de Itabaiana, uma mostra de cinema com o tema literatura de cordel, com debates após as projeções sobre o cinema e o cordel, que é um dos pilares mais fortes da cultura nordestina. Na cidade de Bananeiras, tramita o projeto Cordel de Graça na Praça, apresentado por Fábio Mozart, Presidente da entidade, cuja proposta é realizar um dia de distribuição gratuita de livros e cordéis na principal praça da cidade, como incentivo à leitura, além de promover troca de livros, apresentações musicais, recitais e lançamentos de obras de autores da região. Os cordéis serão comprados aos autores e autoras da Academia. Além desse projeto específico, tramita outro também de circulação da Feira de Cordel em cerca de dez cidades paraibanas, igualmente proposto por Fábio Mozart.
Ainda em Itabaiana, a Academia de Cordel do Vale do Paraíba foi convidada e aceitou participar de outro projeto de circulação com a Associação Poeta Zé da Luz e outras instituições culturais daquela cidade, visando fomentar a produção artística dos cordelistas e levar apresentações gratuitas para a população. O projeto prevê apresentações de música, declamação, teatro, exposições de xilogravuras, artes plásticas e interartes (mistura de estilos da arte).