Academia faz convênio de cooperação com grupo cultural de Sapé
Como primeira ação, mestre Leonardo Leal promove oficina de xilogravura no aniversário de Augusto dos Anjos
A Academia de Cordel do Vale do Paraíba firmou termo de cooperação cultural com a Academia Sapeense de Letras, Artes e Ciências com o objetivo de comungar esforços para realização de eventos, cursos e outras atividades culturais envolvendo as duas entidades. Da parte da Academia de Cordel, ressalte-se a meta de promover o cordel brasileiro, suas técnicas e as obras dos seus mestres, no município de Sapé e seu entorno.
De acordo com a bibliotecária Ana Almeida, Presidente da Academia Sapeense de Letras, Artes e Ciências, a parceria é extremamente importante para o setor cultural de Sapé, iniciando com uma oficina de xilogravura ministrada pelo mestre Leonardo Leal, o ‘Mané Gostoso’, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, no dia 19 de abril, ocasião em que se comemora 140 anos de nascimento de Augusto dos Anjos, poeta sapeense e universal.
“A interface entre as academias é inovadora e sinaliza novos convênios técnicos e culturais com outras academias da região, incluindo Guarabira, Bananeiras e Solânea, que podem reverberar na formulação de projetos comuns de difusão cultural nesses municípios”, argumentou Fábio Mozart, Presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. Para ele, a formulação de parcerias é fundamental na universalização da arte e conhecimento produzido em prol da sociedade.