NOTÍCIAS

Academia indica mestres da cultura popular na “Lei Canhoto da Paraíba”

A Academia de Cordel do Vale do Paraíba encaminhou para registro no livro de Mestres das Artes – Canhoto da Paraíba os nomes dos poetas Chico D’Assis e Arnaldo Cipriano. O título visa reconhecer, proteger e valorizar os conhecimentos, fazeres e expressões das culturas tradicionais da Paraíba. Chico D’Assis é de Ouro Velho. Ele criou o Centro de Recreação e Atividade Infantil (CRAI), onde a sua esposa Suely e a equipe de professores trabalham com o ensino e a prática dos cordéis para as crianças.

A escola foi fundada em 1999. Para Chico, o cordel deveria ser inserido nas escolas e trabalhados com bastante vigor nas aulas de literatura, pois é uma forma de valorizar um gênero que surgiu da cultura popular nordestina. Arnaldo Cipriano é de Esperança, considerado um dos mais talentosos poetas repentistas da Paraíba na atualidade.

Para a acadêmica Josenilda de Souza Diniz, as indicações são pontos favoráveis para o prestígio e a relevância da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, agrupamento de poetas cordelistas e pesquisadores da cultura popular muito respeitado no meio cultural da Paraíba. Ela indicou os dois artistas populares para o Prêmio Mestre das Artes – Canhoto da Paraíba, diante da necessidade de reconhecimento e proteção desses mestres.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo