NOTÍCIAS

Bananeiras e Solânea confirmam participação no projeto Caravana do Cordel Brasileiro

As cidades de Bananeiras e Solânea, no brejo paraibano, serão visitadas pela Caravana do Cordel Brasileiro, projeto da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, aprovado no Edital da Lei Paulo Gustavo da Secretaria de Cultura do Estado. As atividades do projeto serão realizadas em datas a ser confirmadas, nos meses de fevereiro e março de 2024, com realização de saraus nas feiras, oficinas de xilogravura e cordel, além de distribuição gratuita de folhetos contendo a história do Município em versos.

Em Solânea, a parceria é com a Academia Solanense de Letras, tendo à frente o escritor Wolhfagon Costa, onde se programa homenagens especiais ao Grêmio Morenense, uma agremiação que comemora cem anos de fundação, e lançamento de folhetos sobre o aniversário daquela instituição, considerado patrimônio histórico cultural da cidade.

Em Bananeiras, o projeto Caravana do Cordel Brasileiro também contará com a participação da Academia Bananeirense de Letras e Artes, fundada em 2023 e já com forte atuação na cena cultural da cidade. A prefeitura local também estará coparticipando dos eventos, inscrevendo estudantes da rede pública para as oficinas e garantindo infraestrutura básica para as atividades do projeto.

O idealizador e curador do projeto, cordelista Fábio Mozart, presidente da ACVPB, disse que o objetivo é apresentar nas cidades do interior a riqueza da literatura de cordel e ressaltar a história dos municípios, especialmente para o público infantojuvenil.

O projeto percorrerá cinco municípios paraibanos, somando seis meses de atividades, envolvendo cerca de 30 artistas, oficineiros, cordelistas, declamadores e músicos da canção regional em atrações oferecidas gratuitamente nas feiras livres.

Caravana do Cordel Brasileiro tem apoio das instituições culturais dos municípios, patrocínio do Edital Lei Paulo Gustavo – Governo Federal –  Ministério da Cultura – Secretaria de Estado da Cultura – Governo da Paraíba.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo