Cordel paraibano é destaque em revista internacional
A professora Beth Baltar, da Universidade Federal da Paraíba, assina coluna sobre literatura de cordel na revista The Bard, uma iniciativa multicultural, multilinguística e multiartística que busca democratizar a criação, a divulgação e a interação entre profissionais da área cultural e o público interessado. Na edição de julho/agosto de 2024, a coluna apresenta as credenciais da mestra Beth Baltar e o próprio cordel, “como forma de expressão literária que tem raízes profundas no Nordeste, mas também em todas as regiões brasileiras, apresentando aos leitores, uma variedade de temas, conectando poetas, poetisas, folhetos de cordel, cibercordéis (digitais) xilógrafos, xilogravuras, pesquisadores da área, repentistas, folheterias, editoras, bibliotecas e cordeltecas. Além de apresentar atividades realizadas com o cordel em escolas, espaços culturais, feiras e oficinas. Conhecer a Literatura de Cordel é vivenciar um mundo multifacetado da poesia popular”, escreveu Beth Baltar.
Para a primeira edição da coluna na The Bard, Beth Baltar ressaltou o trabalho do cordelista Fábio Mozart, autor de folheto Mestra Beth Baltar e a salvaguarda da memória e linguagem do cordel, publicado em 2023.
Ao comentar a publicação da coluna sobre cordel em uma revista internacional, Fábio Mozart ressaltou a importância do destaque dado a este gênero literário mais tradicional do país, com raízes na região Nordeste. A Literatura de Cordel foi reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, em 2018.
Acesso à coluna: https://revistathebard.com/literatura-de-cordel-edicao-jul-e-ago-2024/