Cordelista mineiro conquista primeiro lugar em concurso da Academia
O cordelista Paulino José Pereira Lima (foto), de Pedro Leopoldo, Minas Gerais, venceu o 1º concurso de cordel de gracejo da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, como autor do folheto “A lua de mel de Nadine e Severino Xabu”. Como todo cordelista, ele publica folhetos sem apoio de editoras, de forma independente. Paulino receberá 200 exemplares do seu trabalho, com capa do artista visual Sérgio Ricardo Piaba, um dos parceiros da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. O prêmio também será ofertado ao segundo e terceiro colocados no concurso.
Classificado em segundo lugar, o poeta cajazeirense Geraldo Bernandes Abrantes terá publicado seu folheto “Memórias póstumas de um matuto beradêro”. Em terceiro lugar, foi classificado o cordelista Bento Júnior com seu folheto “O time de Deus”, uma sátira aos costumes da nossa época.
O Coordenador do Núcleo de Editoração da Academia, Fábio Mozart, responsável pelo concurso, explica que foram recebidos trabalhos de diversas partes do Brasil, com a maioria dos conteúdos de boa qualidade. “De Alagoas tivemos folhetos interessantes, a exemplo de Cícero Manoel de Lima, residente em Santana do Mundaú, que concorreu com o folheto “A moça que deu o periquito antes de se casar”.
O vencedor, Paulino José Pereira de Lima, nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. Seus pais são pernambucanos, de quem ele herdou o interesse pela cultura nordestina. Paulino também escreve sonetos e trovas.
A Literatura de Cordel recebeu título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Este concurso é o primeiro evento da Academia de Cordel do Vale do Paraíba em 2020, homenageando os cinco anos de fundação de nossa entidade”, informou Mozart.
Parabéns meu amigo Paulino Lima. O talento lhe define. Prêmio merecido. Feliz com vc e por vc.