ACADÊMICOS

Dalmo Oliveira

PATRONO: Altimar Pimentel (Cadeira nº50)

foto de ©Fabiana Veloso

Dalmo Oliveira da Silva é agrestino da Paraíba, começou a escrever aos cinco anos de idade e não parou mais. Membro da Academia de Cordel do Vale do Paraíba desde 2019 e fundador do Coletivo de Comunicadores Populares NOVOS RUMOS. Foi repórter em O Norte (1991 – 1994) e colunista do jornal A UNIÃO de 2014 a 2020l, publicando ao domingos a coluna ELEJÓ.

Negro pós-alforriado e auto-alforriado, que tem se diasporizado desde os 18 anos de idade dentro de seu próprio país. Guarabirense “da gema”, migrou logo cedo para a Cidade do Sanhauá, tentando escapar de morte prematura, tendo nascido com a doença falciforme.

Morou em Petrolina, no Recôncavo Baiano, em Recife, em Maceió, em Campina Grande, no topo da Borborema (terra de Quebra-Quilos) e agora está de volta à capital paraíbana. Não sabe ao certo a gênese de sua africanidade, mas simpatiza muito com Angola, Nigéria, Senegal, Guiné-Bissau, Benim, Mali, Egito, África do Sul e (óbvio!) Etiópia.

Servidor público da EMBRAPA desde 1995, Dalmo é graduado em Jornalismo pela UFPB, especialista em Gestão da Informação no Agronegócio pela UFJF. É mestre em Comunicação pela UFPE.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo