ACADEMIA DE CORDEL DO VALE DO PARAÍBA
EDITAL INTERNO nº 01/2024
Torna-se público, para conhecimento das acadêmicas e acadêmicos, que a Diretoria da ACVPB, com o objetivo de estimular a produção literária na categoria Cordel entre as pessoas que fazem parte da entidade, estabelece normas para a realização de coletânea de cordéis autorais, conforme este Edital.
1. DO OBJETO
1.1. O presente Edital tem por objeto convidar os interessados e interessadas a apresentarem propostas para a publicação de folhetos originais sobre os patronos das respectivas Cadeiras dos participantes;
1.2. Incentivar a criação artística e o fomento à produção, difusão e circulação do cordel brasileiro;
1.3. Garantir a visibilidade dos autores acadêmicos e suas obras e divulgar os grandes nomes do cordel paraibano.
2. DOS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS
2.1. As despesas para atender a este projeto serão atendidas com recursos próprios da ACVPB.
3. DA PARTICIPAÇÃO
3.1 Somente poderão participar deste projeto sócios e sócias permanentes da ACVPB que estejam quites com suas obrigações socias, de janeiro a julho de 2024.
4. DA INSCRIÇÃO
4.1 No período de 01 de agosto a 03 de setembro, interessados em participar deste projeto de publicação deverão enviar para o e-mail acvpbacademia@gmail.com o trabalho em 32 sextilhas.
5. DA PROPOSTA
5.1 O tema será vida e obra do patrono das respectivas cadeiras, podendo o cordel versar livremente sobre o homenageado, conforme a imaginação e estilo dos autores e autoras.
5.2 O cordel não poderá conter dados ou informações que constituam ou possam constituir crime ou contravenção penal, ou que possam ser entendidos como incitação à prática de crime ou contravenção penal, ofensa à liberdade de consciência e de crença, teor grosseiro, ofensivo, discriminatório, ou que viole a legislação vigente.
5.3 Deverá apresentar correção ortográfica e gramatical, salvo se trate de recurso estilístico, e não fugir das regras básicas do cordel, quais sejam a métrica, a rima e a oração.
5.4 Os autores ou autoras cujo trabalho não atenda ao requisito do item 5.3 serão ouvidos para modificar e ajustar seus cordéis. Se houver recusa, terão as obras desclassificadas.
6. DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO
6.1 O Núcleo de Editoração da ACVPB apreciará as propostas.
6.2 A avaliação levará em conta a originalidade, criatividade e uso adequado da linguagem própria do cordel.
7. DA PUBLICAÇÃO
7.1 A Academia de Cordel do Vale do Paraíba publicará uma caixa contendo os cordéis participantes, e cada autor receberá, sem nenhum ônus, exemplares da coleção, conforme o número de participantes que determinará a tiragem.
7.2 O que restar da tiragem será incorporado ao patrimônio da ACVPB.
Fábio Mozart
Presidente