EDITAL interno para a Coletânea sobre Centenário do folheto “Romance do Pavão Misterioso”
ACADEMIA DE CORDEL DO VALE DO PARAÍBA
Edital Interno para a Coletânea sobre Centenário do folheto “Romance do Pavão Misterioso”
No ano do centenário da primeira edição do folheto “Romance do Pavão Misterioso”, de José Camelo de Melo, a Academia de Cordel do Vale do Paraíba, em parceria com a Editora da Universidade Estadual da Paraíba, torna público para os interessados, poetas da ACVPB, o Regulamento do Concurso Interno para escolha de 20 cordéis que constarão da coletânea a ser editada, versando sobre a efeméride.
- DA PARTICIPAÇÃO
1.1 Somente poderão participar deste Edital os membros efetivos ou correspondentes da Academia de Cordel do Vale do Paraíba e poetas juvenis.
- Os sócios correspondentes preencherão as vagas por ventura surgidas, após as inscrições dos sócios efetivos. Extraordinariamente, o Núcleo de Editoração poderá escolher um trabalho de sócio correspondente com ascendência sobre as demais inscrições, pelo valor artístico da obra.
- Para se inscrever, o sócio efetivo deverá estar quites com as obrigações sociais.
- DA INSCRIÇÃO
No período de 15 de maio a 15 de junho, os interessados deverão enviar seus trabalhos para avaliação do Núcleo de Editoração da ACVPB, pelo e-mail acvpbacademia@gmail.com com dois arquivos em anexo. No primeiro anexo deve constar o nome do poeta acompanhado de uma biografia resumida; no segundo deve conter o cordel, sem a identificação do autor.
- DA PROPOSTA
3.1 O tema do cordel será o folheto “Romance do Pavão Misterioso”, podendo versar sobre qualquer aspecto desta obra, desde sua trajetória histórica até seu conteúdo.
- O trabalho, em 20 ou 32 estrofes em sextilhas, não poderá conter dados ou informações que constituam ou possam constituir crime ou contravenção penal, ou que possam ser entendidos como incitação à prática de crime ou contravenção penal, ou constituir ofensa à liberdade de consciência e de crença, ou ainda conter teor grosseiro, ofensivo, discriminatório, ou que viole a legislação vigente.
3.3 Os trabalhos deverão ser inéditos em livro, podendo já ter sido editado no formato cordel. Poderão ser produzidos em dupla, desde que não ultrapasse os limites das estrofes que foi estipulado.
- DA ESCOLHA
A escolha dos vinte trabalhos que irão constar da coletânea será feita mediante critérios baseados no uso adequado da linguagem própria da poesia de cordel, com suas técnicas e recursos específicos, originalidade e criatividade.
- DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
5.1 Os poetas escolhidos receberão determinado número de exemplares, quantitativo a critério da Editora da UEPB.
- Os casos omissos serão dirimidos pelo Núcleo de Editoração da ACVPB.
MANOEL MESSIAS BELISARIO NETO
Coordenador do Núcleo de Editoração