Eventos em Campina Grande movimentam acadêmicos em junho
Rainha da Borborema costuma aumentar sua demanda pela cultura popular durante período junino
Durante o mês de junho poetas associados da ACVPB terão várias oportunidades de mostrar seus trabalhos na cidade de Campina Grande. Nos dias 06, 13, 20 e 27 o palco das atrações estará à disposição dos declamadores, violeiros e repentistas, sempre das 19 às 21 horas no 36º Salão do Artesanato Paraibano, ocorrerá de 8 de junho a 2 de julho, em Campina Grande, que homenageará a Feira Central e os 40 anos do Maior São do Mundo, dois patrimônios culturais da Rainha da Borborema.
Claudete Gomes, vice-presidenta da entidade, informa que a diretoria montou um esquema de plantão durante o evento com os associados que residem na cidade, que ficarão responsáveis pelos atendimentos no estande da Academia. Assis de Freitas, Jota Lima, Dalmo Oliveira e Josafá de Orós estarão à frente da tarefa.
Entre a última semana de maio e primeira de junho, a ACVPB também deve organizar e participar de uma mesa de diálogos dentro da programação da 18ª edição do Folkcom – Seminário: Os festejos juninos no contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular, realizado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
“A ideia é trazermos poetas cordelistas da ACVPB para falar sobre a temática envolvendo ‘Fé, Sagrado e Religiosidade Popular’, mostrando seus trabalhos que versam sobre os beatos e rezadeiras, benzedeiras, curandeiros, pajés, ialorixás e babalorixás, santos e santas populares do catolicismo e todas as demais práticas religiosas que se manifestam no Nordeste do Brasil”, diz Dalmo, que recebeu o convite dos professores Roberto Faustino e Luís Custódio, organizadores do Folkcom.