Folhetos são editados pelo Projeto Gente da Gente
A Academia de Cordel do Vale do Paraíba publicou em 2023 mil exemplares de folhetos escritos por membros da entidade, em ação do Projeto Gente da Gente, que visa, entre outros objetivos, difundir o trabalho do quadro de associados. Com capa e diagramação do designer Sérgio Ricardo Santos e revisão do Núcleo de Editoração da Academia, os folhetos serão lançados em abril, durante os eventos promovidos pela ACVPB.
Os cordéis “História de Branca Dias”, de Antonio Marcos Monteiro, “Cordel do gari”, de Cristine Nobre, “Pilões na Rota Cultural do Caminhos do Frio”, de Val Barreto, e “Mestra Beth Baltar e a salvaguarda da memória e da linguagem do cordel”, homenagem à professora Beth Baltar, são os trabalhos até o momento publicados, escolhidos por meio de sorteio. No prelo para breve lançamento, o folheto “História de José Alves Sobrinho”, de Arnaldo Mendes Leite.
Estão sendo escolhidos quatro cordelistas associados mensalmente, aos quais serão oferecidos uma edição de cordel autoral, entrevista em nossas mídias e ampla publicidade do perfil de cada um, como forma de agradecimento por fazer parte do grupo de poetas que há oito anos se dedicam à difusão e valorização do cordel brasileiro, fortalecendo inclusive a identidade paraibana.
No dia 3 de abril será realizado mais um sorteio de quatro poetas para terem seus nomes exaltados pela contribuição à manutenção e vigor da ACVPB. “É um estímulo para que as pessoas do nosso rol de associados se sintam prestigiadas e cada vez mais levadas a participar da vida social e cultural desta entidade”, afirmou Fábio Mozart, coordenador do projeto.
O projeto Gente da Gente tem apoio da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, Rádio DiarioPB, programa Alô Comunidade e Sociedade Cultural Posse Nova República, além da Mídia Gráfica e Editora. .