Gravurista acadêmico integra exposição Movimento Armorial 50 anos
O xilogravurista Josafá de Orós, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, expõe cordéis e gravuras relacionados ao Movimento Armorial no Museu de Artes Populares em Campina Grande, em sala especial na mostra Movimento Armorial 50 Anos, dedicada às manifestações populares que influenciaram e foram o alicerce do movimento.
A mostra consiste numa grande exposição que reúne arte, encontros musicais e conversas sobre a arte armorial – importante movimento artístico, lançado em Recife, criado e liderado pelo dramaturgo, professor, pintor e consagrado escritor Ariano Suassuna (1927-2014).
Movimento Armorial 50 Anos tem como compromisso reapresentar ao público, sobretudo às novas gerações, a proposta singular e desafiadora de Ariano de criar, há cinco décadas, uma arte erudita a partir das mais autênticas e tradicionais manifestações artístico-culturais populares do Nordeste e de outras regiões do país.
A exposição foi dividida em três salas: a primeira sobre a fase experimental e segunda fase do Movimento Armorial, com obras de Samico, Brennand entre outros; a segunda sobre a vida e obra de Ariano, com registros fotográficos e manuscritos dele; e a terceira sobre o cordel, manifestação artística admirada por Suassuna. Nesta sala do cordel, o xilogravurista Josafá de Orós faz um roteiro de sua trajetória artística ligada à arte popular.