NOTÍCIAS

Joseilda Diniz abre exposição da Curadoria do Cordel no Museu de Arte Popular da Paraíba

A professora Joseilda Diniz procedeu à abertura da exposição Paraíba – Berço da Cantoria, do Cordel e de Culturas Populares” no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), nesta sexta-feira (28), em Campina Grande. A curadoria é assinada pela professora Joseilda Diniz, o poeta apologista Alfrânio de Brito e a poeta, professora e vice-presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB), Claudete Gomes.

O evento contou com a apresentação musical de Caio Czar, professor do Centro Artístico Cultural (CAC), e declamações do poeta Jota Lima, no Palco do Cordel, que integra a exposição. Entre os presentes figuravam o diretor do MAPP e pró-reitor adjunto de Cultura, professor José Pereira da Silva; o pró-reitor de Cultura, professor José Cristóvão de Andrade; o jornalista Xico Nóbrega, representando o Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG); a poetisa Aparecida Pinto; e Glória Gonçalves, viúva do cantor e compositor João Gonçalves, um dos homenageados pelo trio de curadores.

“Após um longo período sem a presença de um dos pilares do Museu de Arte Popular da Paraíba, a Literatura de Cordel volta ao MAPP, trazendo toda a força dos Mestres e Mestras da ACVPB, em uma colaboração estreita no campo do empréstimo das obras e da participação dos artistas, no seio da curadoria. Compusemos quatro temas que dialogam entre si, a musicalidade, a fé, mulheres e homens, e seus ofícios e, para finalizar, temos a célebre narrativa do romanceiro popular nordestino, com o centenário Pavão Misterioso”, detalhou a professora Joseilda.

UEPB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo