NOTÍCIAS

Mestre da Literatura assume cadeira na Academia de Cordel do Vale do Paraíba

Aderaldo Luciano trabalha com os conceitos fundamentais da poética do Nordeste

O doutor e mestre em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, poeta, escritor e músico Aderaldo Luciano, assumirá a cadeira nº 38, cujo patrono é João Faustino Vila Nova. Ele foi indicado pelo poeta e pesquisador Kydelmir Dantas, de Nova Floresta, e aprovado por unanimidade.

Aderaldo Luciano receberá seu diploma de membro efetivo da Academia de Cordel do Vale do Paraíba no dia 10 de maio, na cidade de Pilões, por ocasião de sarau do projeto Caravana do Cordel Brasileiro. “O poeta Aderaldo Luciano tem muito a contribuir com a Academia, por sua vasta experiência e talento, principalmente no universo do cordel brasileiro”, disse Fábio Mozart, Presidente da ACVPB. Em 2013, ele ganhou a Bolsa de Circulação Literária da Biblioteca Nacional/Funarte com o projeto Rotas Do Cordel Na Borborema, cujo eixo principal foi a formação de professores para trabalhar com o cordel na sala de aula.

O poeta é autor dos livros Romance do Touro Contra cordel (Adaga, 2017), Eventos Sob O Sol A Pino, Incidente Sob A Lua Cheia (Luzeiro, 2016), Apontamentos Para uma História Crítica do Cordel Brasileiro (Luzeiro/Adaga, 2012), O Auto de Zé Limeira (Confraria do Vento, 2008). Co-autor em Violência Simbólica e Estratégias de Dominação: produção poética de autoria feminina em dois tempos (Editora da Palavra, 2010) e Quem Conta um Conto? Estudos Sobre Contistas Brasileiras Estreantes Nos Anos 90 e 2000 (Tempo Brasileiro, 2009) ambos organizados pela professora Dra. Helena Parente Cunha. Foi coordenador editorial da Editora Luzeiro Ltda , especializada em cordel. Coordena o projeto Roda de Cordel – Círculo de Estudos Sobre o Cordel Brasileiro, em São Paulo-SP, e Roda de Cordel – Leituras, projeto de leitura de cordéis em escolas e comunidades rurais brasileiras. É professor convidado da Universidade das Quebradas, curso de extensão do PACC-Projeto Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ. Atualmente reside na cidade de Areia, Paraíba, sua terra natal.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo