NOTÍCIAS

Mulheres da Academia participam de Feira de Cordel em Pombal

As cordelistas Piedade Farias, Anne Karolynne e Silvinha França, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, estarão na 2ª Feira de Cordel Leandro Gomes de Barros, em Pombal (PB), nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro. Lançamento e feira de livros e folhetos, exposições, debates, oficinas, recitais de cordel, apresentações literárias e musicais fazem parte do evento, totalmente gratuito, realização da Cordelteca Leandro Gomes de Barros, com apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste e IPHAEP.

Durante a Feira de Literatura de Cordel, a cordelista e restauradora Piedade Farias ministrará mini curso “O cordel na feira: patrimônio cultural imaterial de Pombal”, no dia 29. Em 1º de dezembro, Silvinha França coordena mesa redonda com o tema “o cordel na educação”, no auditório da Escola Monsenhor Vicente Freitas. À noite, Anne Karolynne lançará seu folheto A Donzela em cativeiro: releitura do Pavão Misterioso. Logo após, ela apresentará o recital O Bê-a-bá do Nordeste.

As mulheres cordelistas da Academia são pessoas inteligentes e bem formadas, que contribuem com sua arte para a expansão deste gênero literário, segundo Merlanio Maia, coordenador do Núcleo de Relações Institucionais da ACVPB. Para ele, o cordel é geralmente associado a uma poesia rudimentar, “mas a pessoa tem de entender muito de poesia para produzir cordel, estudar muito para fazer a métrica certa dentro do cordel genuíno e desenvolver sua criatividade com os princípios do gênero, que são a métrica, oração e rima”, ensina ele. Nos primórdios uma atividade desenvolvida só por homens, atualmente as mulheres têm significativa participação na preservação dessa poesia popular genuinamente nordestina.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo