NOTÍCIAS

Poeta Bento Filho anuncia marca de 600 cordéis publicados

Professor de Educação Artística e teatrólogo usa a literatura popular para disseminar a cultura paraibana

Carvalho une produção literária com teatro
por Fábio Mozart

 

O cordelista Bento Filho de Carvalho assina uma vasta produção literária, entre livros e folhetos do cordel brasileiro, atingindo 600 títulos autorais da literatura popular. Com isso, supera a produção dos maiores poetas populares do Brasil, a exemplo de Leandro Gomes de Barros, Francisco das Chagas Batista e João Martins de Athaide. Este último contabilizou cerca de 500 títulos de cordéis, tendo publicado seu primeiro folheto em 1908.
Bento é professor de teatro e começou a se interessar pelo cordel brasileiro a partir da obra de Ariano Suassuna. Além de autor profícuo, o seu trabalho como divulgador do cordel nas escolas tem fortalecido este gênero literário no meio da juventude e é reconhecido pela comunidade escolar de João Pessoa, onde vive e atua. Uma das escolas da rede municipal, a Almirante Barroso, em João Pessoa, inaugurou a Biblioteca e Cordelteca Poeta Bento Filho, no dia 17 de setembro de 2024.

Versando sobre variados assuntos, os folhetos de Bento Júnior são distribuídos gratuitamente, contendo histórias fantásticas, assuntos críticos, gracejos e notícias de fatos ou pessoas de sua região. “Só vendo meus folhetos em feiras de literatura ou salões de artesanatos, principalmente para turistas. O restante faço questão de entregar a quem se interessar, e também não faço edições artesanais. Trabalho com boas gráficas, porque entendo que devemos primar pela qualidade do nosso trabalho”, diz Bento, ressaltando que não é contrário às atividades lucrativas de poetas, folheteiros e vendedores que se dedicam exclusivamente à poesia como atividade profissional.

Membro da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, Bento Filho diz ter como objetivo maior da sua vida de artista popular da palavra “continuar informando, emocionando, educando e divertindo os leitores possíveis, ajudando na formação literária e fortalecendo a identidade cultural da juventude nordestina”.

Veja a relação dos FOLHETOS PUBLICADOS PELO POETA BENTO FILHO, clicando aqui.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo