Tipografia Mozart lança mais um cordel paraibano
A editora Tipografia Mozart produziu mais uma edição da literatura de cordel, de autoria do poeta e radialista Edson Gomes tendo como tema a Enfermagem, focando a figura de Anna Nery, patronesse da categoria.
Patrimônio Imaterial Cultural Brasileiro, o cordel ganha impulsão com as atividades da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, da qual faz parte Fábio Mozart, editor, entre outros acadêmicos que se ocupam com a produção deste gênero, a exemplo de Pádua El Gorrion em Itatuba e Tiago Monteiro em Pocinhos, os quais mantém editoras exclusivamente para a publicação de folhetos.
Além da produção de folhetos, os poetas Tiago, Sander Lee, Raniery Abrantes, Claudete e El Gorrion, entre outros acadêmicos, desenvolvem projetos na área educacional com o objetivo de expandir o conhecimento sobre o cordel. A ideia é estimular e fortalecer um sistema que envolva editoras, centros acadêmicos e escolas. “O cordel vive momentos de expansão com novos leitores e outras plataformas, e nosso objetivo maior é trabalhar a poesia de cordel para que cada vez mais se torne um motivador de leitura”, afirmou El Gorrion.