UEPB anuncia lançamento de coletânea sobre Pavão Misterioso
Neste sábado (25), a Editora da Universidade Estadual da Paraíba anunciou que a edição digital do livro Os voos do Pavão Misterioso – 100 anos de encanto será lançada em 16 de dezembro, no Museu de Arte Popular da Paraíba, em Campina Grande, durante o sarau Cordel no Museu, promovido pela Academia de Cordel do Vale do Paraíba e Pró-reitoria de Cultura da UEPB. O evento deverá reunir os 21 autores que tiveram cordéis publicados no livro, marcando o centenário da primeira edição do clássico folheto Romance do Pavão Misterioso, de José Camelo de Melo Rezende. Após lançamento do E-book, a edição impressa, com 206 páginas, será lançada em 2024, conforme adiantou Josenildo Lima, representante da Comissão Editorial.
O livro tem apresentação de Fábio Mozart, organização de Josenildo Lima e Joseilda Diniz, com trabalhos em cordel dos autores Alexandre Eduardo Araújo, Anne Karollyne, Antonio Marcos Monteiro, Aparecida Cardoso, Bento Júnior, Claudete Gomes, Cristine Nobre, Dalmo Oliveira, Dalva Mendonça, Eduardo Nask, Fábio Mozart, Gilberto Baraúna, Gorrion da Rabeca, Juliana Soares, Márcio Bizerril, Merlanio Maia, Orlando Otávio, Thiago Alves, Palloma Brito e Verônica Adelino. “A Editora da Universidade Estadual da Paraíba acolheu com entusiasmo o projeto, voltado à literatura de cordel e sua cadeia de produção, fomentando para as novas gerações a longevidade da obra, trazendo o universo multifacetado do “Pavão Misterioso” em suas múltiplas reinvenções”, escreveram os organizadores.
A Academia de Cordel do Vale do Paraíba projeta lançar a obra nas cidades onde residem seus autores em 2024: João Pessoa, Solânea, Campina Grande, Itabaiana, Livramento, Cabaceiras, São João do Rio do Peixe, São José dos Ramos, Pilões, Itatuba, Guarabira e São Miguel de Taipu.