NOTÍCIAS

Vavá da Luz e Tião Lucena recebem homenagem da Academia de Cordel e TCE

Por iniciativa da Academia de Cordel do Vale do Paraíba e Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, o jornalista Tião Lucena e o poeta Vavá da Luz receberão diploma de reconhecimento pelo trabalho cultural desenvolvido. Os diplomas de mérito serão entregues durante o sarau “Poemas e cantos da cidade”, que será realizado no dia 22 de novembro às 18h30, no Centro Cultural Ariano Suassuna,

Um dos blogueiros mais lidos do Estado, Tião Lucena é jornalista desde 1975. Natural de Princesa Isabel, sertão da Paraíba, Tião é autor de várias obras. “Tendo como modelo a narrativa breve, Tião explora a vertente trágica de seus personagens, como faz Nelson Rodrigues. Os tipos humanos descritos por esse princesense são viventes municipais de carne e osso. Como exemplo temos o caso de um iminente crime de feminicídio. A cena do crime está toda montada, a violência em vias de saltar aos olhos do leitor mais atento, quando Tião desconstrói o previsível e transforma o texto numa peça risível, cômica. O “valentão” olha para a mulher e contra ela “dispara dois tiros com a boca”. E assim, nada acontece, entre mostos e feridos escapam todos”, comentou o crítico literário Hildeberto Barbosa Filho.

Vavá da Luz estreia no mundo das letras com seu “Livro proibido de Vavá da Luz nas suas brincadeiras de dizer verdades”, notabilizando-se como poeta cordelista da linha do sarcasmo e gracejo. Membro efetivo da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, ocupando a Cadeira nº 06, cujo patrono é João Martins de Athaide, seu conterrâneo de Ingá, considerado um dos maiores cordelistas do Brasil.

No mesmo evento, a cordelista Dalva Mendonça, de São José dos Ramos, lançará seu folheto “Estrela da poesia e o Pavão Misterioso”, editado pelo Projeto Gente da Gente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, entidade da qual faz parte.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo